{{form}}
A palavra redação vem do latim redactio, o mesmo que redução. Como se nota, ambas as palavras (redação e redução) são muito similares. No entanto, redação é o ato de reduzir algo em um texto escrito. É uma atividade inerente à atividade humana desde que a escrita foi inventada.
A partir do desenvolvimento das sociedades, os setores usaram a redação para várias atividades, surgindo campos específicos da redação como: redação jornalística, redação publicitária, redação para vestibulares. Portanto, a redação deixou de ser um atividade geral para se tornar uma ato inerente em vários setores do conhecimento.
Isso também ocorreu no campo científico. Pesquisadores e cientistas desenvolveram um estilo de redação próprio e específico para transmitir as informações obtidas nas pesquisas. Desse contexto, surgiu a redação científica como uma redação de um texto sobre um tipo de pesquisa, seus métodos, resultados e conclusões.
Assim como a redação científica foi desenvolvida para garantir a comunicação com o meio acadêmico, a redação empresarial pode ser compreendida como a redação voltada para os atos de comunicação internos de uma empresa. Por exemplo, determinado colaborador de uma empresa em São Paulo quer se comunicar com outro colaborador do Rio de Janeiro. Para isso, precisa enviar um e-mail, formalmente, elaborado e transmitir a mensagem desejada.
Assim como a redação publicitária conta com elementos próprios da sua natureza, a redação científica também deve ter algumas características específicas. Lembre-se que a redação científica tem por objetivo comunicar as descobertas de uma pesquisa científica, de modo que, precisa compreender todos os elementos dessa natureza.
Importante ressaltar que todos esses elementos devem estar presentes na redação do seu artigo ou trabalho científico, sob pena de ser considerado inválido ou sem relevância para o setor. Além disso, redações com sentido e pressupostos bem elaborados, tendem a ser mais lidas. Essas regras valem também para a redação oficial e técnica.
Agora que você conhece os principais elementos de construção de uma redação científica, é importante conhecer o processo de elaboração das redações desse tipo. Vamos analisar as várias etapas de redação de um trabalho científico.
Antes de escrever, é preciso definir sobre o que escrever. Diferente de outras redações, na redação científica a preparação da escrita engloba todo o processo de pesquisa. Assim, só será possível escrever sobre aquilo que foi pesquisado. O tema junto do ponto de vista são essenciais para um texto científico.
Ao escrever sua redação, o escritor deve se preparar para realizar a leitura dos dados que tem em mãos e confrontar com outras informações. Isso porque, estamos tratando de uma redação fora dos padrões. O meio científico demanda que todo trabalho seja exato e preciso em vários aspectos. Escrever uma redação científica também passa por isso.
No meio científico existem vários tipos de formatos que podem ser utilizados para divulgar a sua pesquisa. O artigo científico é apenas um deles e o pesquisador também pode se valer de relatórios de pesquisas, livros de resultados, monografias, dissertações, teses, e outros formatos. O modelo da sua redação passa pelo objetivo que pretende com o texto.
Uma vez definido o formato do seu texto, chegou o momento de começar a elaborar o conteúdo. Toda a sua pesquisa será escrita no texto? A depender do tipo de texto que você escolheu, por exemplo, artigo científico, existe uma limitação de folhas estabelecidas pelos padrões da ABNT e das próprias revistas e periódicos técnicos.
Dessa forma, a nossa dica é pensar no conteúdo antes de começar a escrever o seu texto. Quais são os argumentos que vai apresentar? As ideias que surgiram durante a pesquisa e você acha válida compartilhar? Todos os resultados precisam ser apontados? Terá espaço para falar sobre os métodos e abordagens?
Essas são algumas perguntas que devem permear a montagem do conteúdo do seu texto científico. Quanto melhor planejado for o seu texto, mais interesse ele ficará para o leitor.
Agora, com todo o conteúdo em mãos, basta escrever o seu texto científico observando as questões, levantadas durante a pesquisa e como o mercado científico costuma abordar o assunto do seu texto. Não há espaço para erros. Quanto mais bem elaborado for a sua redação científica, mais chances de ser aprovada pelos seus pares.
Última etapa da produção de textos científicos, a revisão é importante para garantir que o texto não apresenta nenhum erro ortográfico, mas também de método e conteúdo. Por isso, entregar o texto para outros cientistas da sua área é a melhor maneira de descobrir se há algum erro técnico que deva ser corrigido antes de enviar a redação para publicação.
Restou claro que escrever uma redação científica demanda tempo e dedicação, mas há sempre uma forma de garantir que o seu texto fique perfeito e seja bem recebido no meio. Veja a seguir o nosso quadro sobre o que fazer e o que não fazer durante a escrita da sua redação científica.
{{fazer_table}}
Essas são algumas dicas para melhorar a produção da sua redação científica e garantir que o seu texto fique bem elaborado e de acordo com os padrões do mercado científico. Uma redação técnica exemplo pode ser o seu trabalho de faculdade ou monografia. Use como base para sua redação científica.
Aqui vamos ajudar a escrever o seu texto científico com a melhor qualidade do mercado. Nossos especialistas são profissionais de destaque na área de redação e muitos têm especialização em várias áreas do conhecimento. Para ter o seu trabalho escrito pelos melhores profissionais do mercado, é só entrar em contato conosco.
Estamos sempre a postos para solucionar suas dúvidas e resolver seus problemas. Basta enviar o seu pedido através do nosso site e esperar pela resposta dos nossos escritores. Em questão de minutos você receberá tudo o que precisa para decidir qual o melhor tipo de profissional que precisa para te ajudar na sua redação científica pronta..
Em uma empresa, diversos documentos são elaborados todos os dias. Atas, memorandos, circulares, e-mails, relatórios de produto, são os principais tipos de documentos de redação empresarial.
Na redação empresarial, o autor do texto deve comunicar os demais colaboradores da empresa acerca de algum assunto de teor corporativo. Os principais erros cometidos são a falta de clareza e objetividade desses textos, tomando um tempo desnecessário dos outros funcionários.
Um texto técnico costuma apresentar um problema específico, apontar as discussões e citar os métodos utilizados para encontrar as respostas para o problema. Normalmente, os textos de caráter científico são voltados para revistas científicas ou coletâneas de textos científicos.
Até a presente data, não existem regras específicas definidas pela ABNT para a escrita de redação científica. O que se sabe é que a redação deve cumprir alguns requisitos da matéria, de acordo com especialistas em produção científica: ser objetiva, clara e bem fundamentada.
Tipo de redação voltada para a produção de trabalhos científicos como artigos, relatórios, dissertações acadêmicas, teses, entre outros. Qualquer que seja o texto, desde que seja voltado para um público específico do campo da ciência, assim como o conteúdo também seja científico, deve ser elaborado de acordo com os requisitos da redação científica.
Comentários