Os fichamentos são criados para ajudar as pessoas a encontrar rapidamente as informações de que precisam. Eles podem ser usados como ferramentas de pesquisa para encontrar fontes e informações relevantes de diferentes disciplinas e devem incluir o autor, título e data de publicação. e outras informações.
Assim, ele pode ser usado para descobrir quais livros são mencionados ou quais artigos estão relacionados ao seus tópicos. Além disso, também o ajudará a ver quais fontes são comuns entre muitos artigos sobre um determinado assunto.
A estrutura de fichamento é geralmente composta por: cabeçalho, referência bibliográfica e texto. O cabeçalho é a primeira linha do arquivo e inclui informações sobre o autor da obra, título, data de publicação, etc. A referência bibliográfica é uma lista de referências que inclui os textos que você usou para derivar ideias de um artigo científico.
Destarte, não existe uma estrutura perfeita para organizar seus fichamentos. Existem, no entanto, algumas estratégias inteligentes que você pode usar para manter seus documentos em ordem. Por isso, é importante escolher o modelo de fichamento mais condizente com o seu objetivo para a captação de ideias, enaltecendo com marca textos.
Os fichamentos permitem que os leitores examinem facilmente diferentes itens em uma lista e encontrem o que estão procurando. Eles também são mais fáceis de criar do que outros tipos de fichamento de resumo.
Portanto, para pesquisar um tema ou ideia, é melhor procurar primeiro recursos como artigos acadêmicos, tipos de bibliografias e outras fontes. Sendo assim, talvez seja mais adequado fazer um fichamento bibliográfico, ou mesmo, se você pretende fazê-lo de forma mais direta, existe a possibilidade do fichamento de citação.
Existem diferentes tipos de citações que podem ser inclusas em um fichamento. O tipo mais comum é a citação direta, que é quando o autor cita diretamente sua fonte, encontradas em partes do texto de um artigo ou outro trabalho escrito.
Já nas citações indiretas são quando o autor da obra cita uma fonte indiretamente usando uma citação ou paráfrase da fonte e encontradas em uma lista ou tabela que foi citada de outra fonte, geralmente para ilustrar uma ideia ou ponto.
Isso é possível e é uma prática frequente. Afinal, dificilmente um livro grande conterá apenas citações diretas ou indiretas.
Isso cria muita confusão e erros quando você tenta citar esses arquivos em seu artigo e você tem várias fontes que fazem referência umas às outras nesse único arquivo. Para evitar esses problemas, recomendamos a criação dos arquivos bem estruturado e evidenciado os tipos de fichamento de citação ou com o fichamento bibliográfico.
As pessoais muitas vezes lutam para criar tópicos que sejam relevantes e interessantes para o leitor. Se eles querem escrever uma ideia de um artigo científico, talvez um papel, seria mais prático e eficiente, no entanto, se buscam algo mais envolvente, incorporando recursos visuais e citações de outros trabalhos (tal como, o TCC) de maneira mais prática e nas normas da ABNT, o notebook seria mais eficiente.
A importância de uma leitura breve é que ela ajuda o leitor a ter a ideia principal dos textos ou artigo sem a necessidade de precisar lê-lo por completo, tornando-o mais fácil para eles decidirem se querem se aprofundar em determinado assunto.
Assim, a constância nas leituras também é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática e que tem alguns benefícios derivados disso, tal como:
Após ler a descrição de quais etapas são necessárias, determine o tipo de fichamento para colocá-los. Certifique-se de que há tempo dentro do prazo para elaborar esses materiais tanto no formato físico quanto no eletrônico.
Por exemplo, um fichamento textual pode ser muito útil em sua pesquisa, pois fornece uma visão geral rápida das fichas que você está pesquisando e podem ser implementadas na forma de post its.
Os fichamentos facilitam ao leitor identificar a fonte das informações, ideias e dados. As etapas a seguir ajudarão você a fazer um fichamento.
Existem muitas regras quando se trata de adaptar seu texto para as regras ABNT: NBR 6023. Fonte, tamanho e espaçamento entre linhas devem atender a certos requisitos e as margens devem estar presentes: margem esquerdo e direito (3 cm e 2 cm, respectivamente) e superior e inferior (3 cm e 2 cm). A fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 são permitidas, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
O vídeo a seguir, mostrará como iniciar e fazer um fichamento de um artigo científico ou de qualquer outro trabalho acadêmico:
A Studybay é uma plataforma que tornou mais fácil para os alunos encontrar ajuda acadêmica durante a sua faculdade. Existem vários especialistas nas mais diferentes áreas de estudo com maestria na escrita. Você pode procurar os escritores para ajudá-lo na elaboração de um fichamento de artigo pronto ou nos mais variados trabalhos acadêmicos.
O fichamento de artigo científico é uma “ferramenta” que fornece as principais ideias e tópicos relacionados e que são relevantes.
É importante saber como fazer isso para evitar o plágio e dar mais credibilidade ao seu trabalho. Você deve sempre citar a fonte original da informação, não apenas o autor da obra ou o título.
Há muitas maneiras de fazer um fichamento de citação de um artigo. A forma mais comum é usar como referência o sobrenome do autor, a data de publicação e o título do trabalho.
O tamanho médio de um fichamento equivale a 10% do seu trabalho, assim, um exemplo de fichamento de artigo com 20 páginas, deverá conter em média 2 páginas.
A estrutura de um fichamento geralmente contém o título, a referência bibliográfica e, claro, o escopo do texto listando as ideias e fichas relevantes.
Comentários