{{form}}
Para saber o que é um artigo de divulgação, é preciso entender que um texto de comunicação científica é um tipo de texto acadêmico que visa informar, entreter ou persuadir um público sobre uma temática científica. O objetivo do texto é comunicar ideias científicas de forma acessível e fornecer informações sobre as descobertas científicas.
Sendo assim, de maneira sucinta, os textos de divulgação científicas possui um propósito essencial, de propagar a ciência com explicações simples. Nesse sentido, veja os principais elementos:
{{table_1}}
De grande valoração para a comunidade científica, os termos são motivo de bastante questionamentos entre os estudantes, porém, apresentam divergências claras.
Os textos acadêmicos são projetos de pesquisas elaborado por alunos do ensino superior, que buscam obter a formação da graduação/mestrado/doutorado ou pós-doutorado, tipicamente escritos para um público específico. O texto científico, é um texto elaborado por cientistas, com o intuito de colaborar com o crescimento da comunidade científica, dar acesso às inovações e melhorias para a sociedade.
Já o texto de divulgação científica, é criado com o intuito de obter uma maior propagação do artigo, em revista, jornais, canais de comunicação de massa, como internet, dentre outros; para que seja compartilhado com a sociedade em geral, ou seja, em todo o mundo.
Verifiquemos, as suas principais características:
{{table_2}}
Escrever um texto de divulgação científica não é uma tarefa fácil. Requer muita pesquisa e habilidades de escrita, bem como conhecimentos em diferentes áreas científicas.
Existem muitos recursos que você pode usar para ajudá-lo a escrever um texto de comunicação científica bem-sucedido, que podem ser encontrados online ou em uma biblioteca física. Você também deve aproveitar as oportunidades disponíveis para você, como conferências e workshops, onde você pode aprender com especialistas da área e fazer perguntas sobre o tema do seu artigo.
A seguir, algumas dicas para escrever um texto de divulgação científica de sucesso:
Confira mais sobre o conceito do gênero textual de divulgação científica, as suas principais características e a estrutura geral de maneira simplificada.
O texto de divulgação científica é um tipo de artigo científico escrito para o público em geral. É um breve resumo da pesquisa do autor, que visa dar aos leitores uma compreensão de como seu trabalho se encaixa no campo mais amplo da ciência, e maior informação acerca das descobertas da comunidade científica.
Nesse sentido, o texto segue uma estrutura padrão, em conformidade com a norma da ABNT. Vejamos:
{{table_3}}
Gêneros de texto científico são documentos científicos que podem ser escritos em uma variedade de estilos e formatos, entretanto, sempre seguindo a formatação e a estrutura de artigo científico na norma da ABNT.
Para uma maior informação, os gêneros de texto mais usados são:
{{table_4}}
O verbal e o visual são formas meios de comunicação, mas também possuem pontos fortes diferentes. O verbal é mais eficaz quando se trata de explicar conceitos científicos complexos. No entanto, o visual pode ser mais eficaz em transmitir aspectos emocionais da ciência.
Além disso, vale salientar, de que o uso do visual em textos de divulgações científicas vem crescendo. Há uma forte correlação entre que tipo de recursos visuais são usados e quão bem recebido o texto é pelos leitores. Por exemplo, verificou-se que os gráficos são mais eficazes do que as tabelas na apresentação de dados.
Sendo assim, os recursos visuais são importantes para comunicar informações científicas de uma maneira fácil para os leitores entenderem. Eles transmitem o significado de gráficos, tabelas e diagramas. Os recursos visuais também ajudam na compreensão de informações complexas e auxiliam na compreensão de ideias abstratas.
Já as descrições verbais também são importantes em textos de divulgação científica. Eles ajudam os leitores a entender o significado por trás de gráficos, tabelas e diagramas.
As normas da ABNT ajudam os cientistas a comunicar seu trabalho ao público, que não está tão familiarizado com o jargão científico. Eles também fornecem uma estrutura para que os autores escrevam sobre conhecimento científico de maneira clara e concisa.
Além disso, oferece uma maior visibilidade, uma melhor otimização do mecanismo de pesquisa, maior credibilidade e melhor colaboração entre o pesquisador e editor.
Se você estiver procurando ajuda com seu artigo científico, podemos fornecer o melhor serviço. Temos uma equipe de redatores e editores que podem ajudá-lo a escrever o seu artigo para divulgação científica, de maneira compreensível e acessível. Também fornecemos serviço de revisão, caso você deseje uma análise realizada por um profissional. Entre em contato conosco.
Os textos de divulgação científica buscam informar as ideias científicas para o leitor de maneira acessível e informar as descobertas científicas.
Para estruturar o assunto, deve-se incluir os elementos pré-textuais (título, autor, resumo, abstract e palavras-chave), textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós- textuais (referências, anexos, dentre outros).
Para iniciar um texto de divulgação científica, é necessário pesquisar de maneira aprofundada o assunto, ter o conhecimento acerca da temática, o público-alvo e evitar o uso de jargões.
As características de um artigo de divulgação científica, são: é compartilhado com o público, pode ser utilizado como meio de conscientização pública, criada por cientistas, filósofos e jornalistas.
A divulgação científica ajuda o compartilhamento de descoberta científica com o público e obter feedback sobre o que funciona e o que não funciona. Isso ajuda os cientistas a melhorar sua metodologia de pesquisa ao longo do tempo.
Comentários