{{form}}
Inicialmente, é de suma importância saber o conceito de ambos. Sendo assim, a ABNT é um conjunto de regras que definem a estrutura e o estilo de um artigo científico. Já um artigo científico é um documento organizado e estruturado visando fornecer informações sobre os resultados de um estudo. Portanto, verifica-se que o artigo científico e o padrão ABNT são dependentes mutuamente, ao passo que a estrutura só é adequada, quando segue os padrões da ABNT.
Sendo assim, vejamos os principais informações contidas em um artigo científico:
{{table_6}}
Portanto, os artigos científicos devem seguir a norma ABNT, pois garante qualidade e imparcialidade em todas as publicações. São mais precisos e úteis aos leitores quando possuem a mesma formatação de artigos. Essa consistência também melhora a comunicação entre autores e editores. Sendo assim, as regras da ABNT para artigo, ajuda a tornar uma escrita acadêmica uniforme, confiável e acessível aos leitores.
Os elementos pré-textuais da norma ABNT, antecedem o artigo científico, devendo ser claros e concisos, para o leitor compreender, de maneira sucinta, a temática a ser tratada.
Sendo assim, vejamos os elementos pré-textuais:
{{table_7}}
Portanto, você possuir uma melhor visualização dos elementos, veja abaixo um exemplo de um artigo científico:
Além desses, existem os textuais, localizados no decorrer no trabalho científico. Verifique os elementos.
{{table_8}}
Sendo assim, verifique um modelo de artigo científico contendo elemento textual:
Por conseguinte, há os elementos pós-textuais, cruciais para uma boa finalização da produção dos trabalhos acadêmicos.
{{table_9}}
Com o intuito de melhor exemplificar a utilização do elemento pós-textual, veja um modelo abaixo:
O uso de fonte adequada é obrigatório em um trabalho acadêmico que segue as normas da ABNT. É unanimidade na comunidade científica a necessidade do uso da fonte Arial ou Times New Roman, ambas em tamanho 12 no corpo textual. Porém, caso sejam usadas citações longas, número de páginas, notas de rodapé, legendas ou fontes, o tamanho utilizado é 10 ou 11.
As margens tornam a página mais legível, fornecendo espaço onde as palavras podem quebrar o fluxo e equilibrar o layout. Existe uma regra de margem específica para trabalhos acadêmicos que difere de outros tipos de documentos, sendo: margem esquerda e superior são equivalentes a 3 cm e margem direita e inferior, são equivalentes a 2 cm.
Já o espaçamento entre linhas, não é importante apenas para a estética, mas também para certificar de que os leitores possam ler e entender facilmente o que estão lendo. Este, por norma, deve ser de tamanho 1,5. Entretanto, existem algumas peculiaridades, que exigem o espaçamento simples: citações com mais de três linhas, nota de rodapé, referência e as legendas.
Todo artigo publicado em uma revista científica deve ser formatado conforme as normas estabelecidas pela ABNT. Essas regras são importantes e devem ser seguidas. As referências é uma das partes mais importantes do artigo e deve ser formatada de forma específica.
Nesse sentido, as referências contêm todas as fontes consultadas na produção do artigo. Deve ser colocada no final do artigo e deve incluir as fontes citadas em notas de rodapé, citações no texto e a inspiração utilizada para escrever aquele artigo científico, com a formatação adequada.
Esta, é situada após o final do texto principal e antes de quaisquer apêndices ou materiais adicionais. É importante mencionar, que as referências devem ser listadas em ordem alfabética, e todo material de outro autor utilizado no trabalho acadêmico, deve ser incluso.
Mesmo que contenha a formatação adequada, caso for esquecido algum nome de autor em que seu conteúdo fora utilizado no artigo acadêmico, pode levar a acusações de plágio, que podem ter sérias repercussões tanto para pesquisadores científicos quanto para instituições acadêmicas.
Para mais dicas sobre as regras de formatação completa de um artigo científico nas normas da ABNT, passo a passo, veja abaixo:
Os tipos de artigos científicos diferem porque têm finalidades diferentes. Portanto, saber o tipo de artigo que você está lendo é fundamental, pois ajudará a entender seu conteúdo e o contexto em que foi escrito.
Vale salientar, que o artigo científico é importante porque fornece uma descrição detalhada de uma pesquisa que foi feita. Além disso, ele consegue auxiliar o leitor para encontrar informações sobre um tema específico que talvez não conheça. Existem muitos tipos de artigos científicos, e é importante saber o que é cada um deles.
Verifique os tipos mais comuns de artigos científicos:
{{table_10}}
Sabemos quanto tempo leva para formatar um artigo científico. Com a nossa ajuda, você terá mais tempo para se concentrar no assunto do seu projeto de pesquisa. Somos uma equipe de especialistas profissionais, que irá editar e revisar o seu artigo científico, independentemente da complexidade de sua tarefa. Podemos dar-lhe feedback sobre o que necessita ser melhorado ou alterado para torná-lo perfeito, e solucionar suas dúvidas. Contate-nos e iremos ajudá-lo.
Para saber como formatar um artigo cientifico na norma ABNT 2022, é necessário que sejam inclusas, de maneira adequada, a fonte, margem e o espaçamento.
Para incluir as normas ABNT para artigo, é necessário que contenha todos os elementos básicos da estrutura de um artigo científico, como: capa, contracapa, resumo, metodologia, resultados, dentre outros.
As normas da ABNT para artigo científico, é: fonte - arial ou times new roman, de regra tamanho 12, salvo exceções que pode ser 10 ou 11, margem esquerda e superior: 3 cm e margem direita e inferior: 2 cm e o espaçamento, que deve ser de tamanho 1,5, salvo peculiaridades que permitem o espaçamento simples: citações com mais de três linhas, nota de rodapé, referência e as legendas.
As margens para um artigo científico, são: margem esquerda e superior: 3 cm e margem direita e inferior: 2 cm.
Comentários